Sua primeira corrida de rua: 5 passos para chegar lá

sua primeira corrida de rua como fazer
5 minutos para ler

Pode ser na virada do ano, após o carnaval, ou mesmo num momento qualquer. Não importa. Você decidiu que vai encarar sua primeira corrida de rua. Veja os 5 passos para que essa experiência seja inesquecível.

Seja você um praticante regular de atividade física, ou alguém sedentário em busca de motivação, os benefícios que a corrida pode trazer são inegáveis. E nesse cenário, escolher uma prova para ser impulso que precisa é muito comum. 

Mas entrar no site do evento e fazer sua inscrição é apenas o começo de tudo. Até o grande dia, diversos passos terão que acontecer para que chegue pronto para a prova. 

E para ajudar você a fazer bonito na sua primeira corrida de rua, separamos 5 passos essenciais. Confira agora!

1. Comece com a menor distância

Por mais talento que se tenha, um corredor não é formado da noite para o dia. É necessário tempo, disciplina e, principalmente, paciência. Por isso, o ideal é sempre começar com distâncias menores, que exigirão um esforço menor do corredor iniciante, mas ao mesmo tempo fará com que ele perceba que, se for seguindo um passo a passo, pode chegar lá. 

A sugestão é que se comece na distância de 5km. Ela proporciona a maior variedade de eventos, bem como é uma distância possível de se preparar num curto espaço de tempo. 

2. É sua primeira corrida de rua? Tenha tempo para se preparar

Hoje em dia, tudo é muito rápido, desde alugar um filme, fazer um curso, até fazer uma pesquisa sobre corrida. Os exemplos são diversos e aumentam a cada dia. 

Mas dificilmente certos conceitos mudarão. E um deles é: quer estar preparado de fato para algo? Você precisa de tempo! Isso é visível em cada aspecto de nossa rotina. Mesmo o corredor mais talentoso precisa de tempo para evoluir com segurança. Seus músculos, articulações e tendões precisam estar preparados para correr mais tempo, e isso demanda períodos de adaptação. É isso que dará consistência de fato para as mudanças em seu corpo.

Podemos não gostar de avançar lentamente, mas em nosso dia a dia associamos à todo momento o tempo à capacidade de fazer melhor. Pense num treinador de corrida.  Por qual você prefere ser atendido: Aquele com mais anos de formado, ou quem começou há poucos meses? A grande maioria escolherá a primeira opção, não pelo treinador iniciante ser pior, mas porque a tendência é que o formado a mais tempo tenha mais experiência e conheça mais. 

Sugerimos um período médio de 12 semanas para sua primeira corrida de rua de 5km, e de 6 meses a 1 ano nas distâncias tradicionais mais conhecidas ( 10km, meia maratona e maratona ).

3. Escolha a corrida ideal para sua estreia

Correr uma prova não tem apenas a ver com a distância. Vários fatores podem influenciar de forma positiva ou negativa. É um fase onde um erro na escolha pode custar bem caro. Um exemplo: corridas de montanha. Elas são bem diferentes à corridas no asfalto, em geral com muitas subidas

Por isso, vários pontos devem ser analisados: A corrida acontece em qual estação do ano? Ela é conhecida? Seu percurso é mais desafiador, ou mais plano?

Tire um tempo importante para tomar essa decisão. O ideal é buscar uma como sua primeira corrida de rua uma prova plana, com temperatura mais amena, e que já seja tradicional entre corredores. Existem diversos sites especializados que podem ajudar a tomar essa decisão. 

4. Ajuste sua rotina, mas sendo bem realista

Um dos maiores erros ao começar a fazer atividade física, ou iniciar uma nova modalidade, é o otimismo em relação à disponibilidade para treinar. 

Mudar não é fácil. Porém, muitas vezes deixamos que o desejo de ser super regular e focado “atropele” a realidade, onde reservar mais dois, três horários semanais, será um grande desafio. 

Portanto, seja pessimista sobre sua disponibilidade na hora de planejar os dias para treinos. Começar com duas vezes por semana e, assim que estiver bem regular, ir para três vezes é bem mais  realista  que planejar treinar todos os dias e depois descobrir que não será fácil, ou mesmo possível. 

5.Quer fazer sua primeira corrida de rua? Procure apoio específico

E para que sua estreia seja completa, ter o apoio de um treinador de corrida ou uma assessoria esportiva fará muita diferença. Você terá todo apoio para seguir esses passos, desde a escolha da prova até a quantidade de dias e tempo para a preparação. 

E depois dessas dicas? Sente-se pronto para sua primeira corrida de rua? Comente aqui no blog!

Você também pode gostar

Deixe um comentário