6 segredos para uma maratona ideal

Conheça agora os segredos para uma maratona ideal
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O que para muitos ainda é um sonho distante, já é a realidade de pelo menos 1% dos corredores amadores no mundo. E se você está pronto para estrear ou melhorar seu tempo, separamos 6 segredos para uma maratona ideal. Confira agora e encare com toda confiança a distância mais desafiadora da corrida de rua. 

Ser um corredor de rua traz grandes benefícios, não apenas físicos, mas também mentais. Quem não conhece (ou é) uma pessoa mais feliz, paciente e saudável após inserir a corrida em seu dia a dia.  

Evoluir nas distâncias de forma adequada é mais difícil do que se imagina. E para quem pula etapas, lesões, desmotivação e falta de evolução farão parte dessa jornada.  

Porém, é comum corredores acreditarem na máxima do “no pain, no gain”. Eles acreditam que conviver com esses problemas é algo natural, principalmente quando começam a correr distâncias maiores.  

Mas não é esse o caminho!  

Existem alguns segredos para uma maratona ideal que o corredor pode (e deve) seguir. Separamos nessa matéria 6 opções que consideramos as principais. 

1. Grande experiência como corredor 

Muito corredores infelizmente não gostam de ouvir isso, mas a realidade é que existe uma base que deve ser desenvolvida antes de encarar os 42km.  

Responda com sinceridade: você confiaria seu carro para um mecânico que dissesse ser novo na área? Ou uma professora de escola infantil? Um médico residente para cuidar de um tratamento complexo? Acredito que não. 

Isso quer dizer que a pessoa não tem potencial? De jeito nenhum! 

O que falta é algo que precisamos para ter mais confiança e conhecermos nossos pontos fortes e fracos: experiência.  

Por isso, o segredo de uma maratona ideal é que o corredor já tenha experimentado e evoluído em distâncias como 5, 10km e, principalmente, à meia maratona. A partir disso, fica muito mais fácil projetar o esse desafio, bem como projetar o potencial de desempenho dessa prova.  

Quando falamos de tempo adequado, 1 ano vai garantir, além da adaptação de músculos e articulações, que o corredor explore todo seu potencial na distância.  

2. Segredos de uma maratona ideal? Treinar mais dias 

Quando conversamos com corredores de diversas distâncias sobre quantas vezes treina por semana, a maioria está na frequência de 3 vezes.  

Porém, quando se trata de um corredor querendo se tornar um maratonista mais rápido, ou estrear no cenário ideal, é preciso mais.  

Um dos segredos da maratona ideal é correr de 4 a 5 vezes na semana. Esse ajuste não apenas garante um maior volume – necessário a qualquer maratonista – bem como dilui a sobrecarga das sessões de treino. Isso é muito importante, pois sessões extenuantes de treino de forma muito regular são, em geral, gatilhos para lesões ou queda de desempenho. 

3. Ter no mínimo 5 meses para fazer a preparação

Ter um longo período de tempo para se preparar é um dos principais segredos da maratona ideal.  

Muitos corredores experientes na distância se machucam ou fazem uma prova além do esperado por não levarem isso em conta. A maior vantagem de ter um grande período para se preparar é distribuir a evolução da quilometragem de forma bem mais gradual. Isso permite uma melhor adaptação do corpo, assim como evita a perda de velocidade, que é comum num aumento mais acentuado.

Sugerimos o tempo mínimo de 5 meses para corredores que já fizeram a distância e 8 meses para os estreantes. Da mesma foram, também é importante reforçar que essa estimativa considera um corredor que está atualmente rodando volumes entre 16 a 20km com certo conforto.  

4. Nutrição e Fortalecimento: um dos segredos da maratona ideal  

Nessa caminhada para a maratona ideal, esses dois pontos não podem ficar de fora. Inicialmente, é natural dar um foco nos treinos específicos, mas com o tempo, esses detalhes farão grande diferença.

Ter uma alimentação adequada e fazer um programa de fortalecimento irá deixar o corredor mais rápido? Não 

Mas qual a vantagem, então? Simples: se tiver esses dois aspectos sobre controle, todo potencial desenvolvido ao longo dos treinos conseguirá ser colocado em prática. Portanto, nada de deixar esses pontos de lado e focar apenas nos treinos de corrida.

5. Não subestime o clima e a altitude 

Um aspecto dessa preparação que poucos dão a devida atenção, e é essencial. Corredores nunca podem considerar que irão correr “apenas” uma maratona, e que 42km são iguais em qualquer lugar.  

Fatores como escolher uma prova com uma altimetria plana, bem como uma temperatura mais amena, irão garantir o ambiente ideal para o melhor desempenho. No Brasil, temos opções de maratonas velozes, como a de Porto Alegre. Já fora do Brasil, provas como a Maratona de Buenos Aires, Amsterdã e Chicago garantem uma comissão excelente de temperatura e percurso.

Porém, a prova imbatível ainda é a Maratona de Berlim, onde se encontram os principais recordes na distância.  

6. Um dos maiores segredos para uma maratona ideal é… sorte 

Sim! Sorte. Porém, é importante esclarecer que nenhuma sorte irá salvar quem chegar despreparado para esse desafio e não seguir as dicas sugeridas. Além de procurar apoio especializado, é claro.

O quesito sorte entra para que todas essas dicas possam “se encontrar” no dia da prova, proporcionando o melhor desempenho e um maratonista muito feliz, é claro. 

Tem outros segredos para uma maratona ideal que não falamos? Acredita que está preparado para fazer a prova perfeita? Comente aqui com a gente, e confira outras reportagens sobre a distância em nosso blog.

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