Quais marcas de tênis de corrida você precisa conhecer?

confira quais as marcas de tênis de corrida com mais tecnologias inovadoras
5 minutos para ler

Muito se fala sobre como o mundo atual proporciona inúmeras escolhas, mas a verdade é que ter milhões de opções pode deixar o corredor mais confuso do que esclarecido, principalmente quando o assunto são as marcas de tênis de corrida. Quais são mais adequadas para cada momento e evolução na modalidade? Que marcas são para os atletas de elites e quais são para mim, um “corredor comum”? Para ajudar nessa escolha, separamos as opções que você não pode deixar de conhecer. 

“Que marca de tênis você mais gosta?”. 

Qual corredor, em algum momento de bate papo com colegas de treino, ou mesmo na hora de comprar uma nova “máquina” para seu pé numa loja especializada, não teve que responder a essa pergunta? 

O tema está cada vez mais em discussão no mundo das corridas, e não é à toa. Desde que Eliud Kipchoge chocou o mundo correndo uma maratona a 01:59:40, a influência do tênis e principalmente das marcas vem ganhando força.

Nesse caso, o tênis em questão foi o Nike Vaporfly, que teoricamente daria uma vantagem ao atleta em função de sua tecnologia de propulsão.

Isso quer dizer que ele dará aos “meros mortais” o mesmo tipo de vantagem? 

O tênis de corrida fará de mim um corredor melhor? 

Isso trará uma certa frustração para alguns corredores, mas a verdade é que… NÃO. Um tênis ideal para seu perfil te ajudará a usar todo potencial, desde que você o tenha. No caso do desafio da Nike, estamos falando de um modelo específico, de alto desempenho, voltado a um biotipo específico de atleta, com mais técnica de corrida e peso ideal. 

Porém, escolher um tênis não alinhado às suas necessidade pode piorar sua corrida. 

Nesse cenário, diversas marcas de tênis de corrida estão se destacando na hora de desenvolver novas tecnologias para se correr cada vez melhor. Da mesma forma, outras que antigamente eram super conhecidas, infelizmente ficaram para trás, tanto para o corredor de elite quanto para a pessoa comum. 

Pensando nisso, separamos algumas opções que você precisa conhecer, seja pela inovação ou pela credibilidade e alto nível de aprovação. Veja agora se a sua marca atual faz parte dessa lista. 

On Running

Marca Suíça, criada em 2010 e já presente em mais de 55 países, é uma marca relativamente jovem. Sua missão, desde o início de sua fundação, foi na busca por revolucionar a sensação de correr, até por ter entre um de seus fundadores (são três) um ex-atleta profissional. 

O foco da marca foi trazer uma nova tecnologia para corrida, visando uma aterrissagem amortecida e decolagem firme. Tudo isso levou à criação do CloudTec, que norteia todo desenvolvimento da On para calçados. 

Estamos falando de uma solado adaptável, que tem como objetivo reduzir a fadiga muscular. Além disso, um outro item que chama a atenção é a placa Speedboard, que ajuda a estabilizar sua pisada, evitando movimentos desnecessários. 

A On vem fazendo a cabeça de muitos corredores e com certeza é uma marca que deve ser olhada com atenção nos próximos anos. 

Nike

Hoje em dia, é impossível falar de marcas de tênis de corrida sem falar em Nike. Antigamente colocada no “segundo pelotão” das marcas para corredores, ela foi atrás e começou a se desenvolver fortemente na área, e hoje é uma das principais opções para corredores. Não à toa e como já citamos, veste o pé de Eliud Kipchoge, considerado por muitos o maior corredor da história. 

Por ter muito tempo de mercado, a Nike já trabalhou – e trabalha com diversas tecnologias para seu tênis. Durante muito tempo opções mais confortáveis e com alto amortecimento eram o “carro chefe”. 

Depois, os tênis minimalistas, como o Nike Free Run, foram se destacando mais entre os corredores. 

Porém, foi com a linha Vaporfly que ela saltou na frente, com tecnologias nunca vistas antes, como a placa de carbono. A evolução vem alcançando níveis inclusive discutíveis, pois alguns calçados estão sendo investigados como “doping tecnológico”. 

Hoka

Seguindo a linha “ame ou odeie” por grande parte dos corredores, a Hoka vem ganhando terreno entre os corredores de rua com um modelo mais robusto – porém leve – de tênis.

O que mais chama a atenção no modelo é a altura do solado, mais alta comparado aos modelos mais tradicionais do mercado. 

Mas não se engane! Nem por isso eles são pesados ou instáveis. A tecnologia Profly, exclusiva da marca, traz inovações constantes na entressola dos seus modelos. Além disso, ela é uma das poucas marcas hoje que lançam tênis para todo tipo de público e até modalidade, como o triathlon, por exemplo. 

Sem dúvida, uma marca interessante de conhecer e testar.

E você, conhecia sobre essas marcas de tênis para corrida e o quanto a tecnologia é diferente entre eles? Gosta de outras opções e gostaria que falássemos aqui? Compartilhe com a gente e siga acompanhando as dicas de nosso blog.

Você também pode gostar

Deixe um comentário