Treinamento de corrida: Posso correr todos os dias?

5 minutos para ler

Polêmico. Controverso. Inviável. Arriscado. Essas são apenas algumas das palavras que um corredor escuta quando decide correr todos os dias. Mas será que essa prática é realmente algo não recomendado? É cada vez maior o número de pessoas que questionam esse “mantra”. Nessa matéria, vamos discutir os benefícios e desvantagens desse método. Acompanhe a partir de agora e esclareça de uma vez essa dúvida.

O treinamento da corrida como uma das modalidades preferidas dos brasileiros já é uma realidade. E nesse universo, mesmo com o esporte atingindo diversos perfis e faixas etárias, ele já produziu alguns paradigmas. Muitos são quase impossíveis de serem quebrados. E um deles tem relação com o número de vezes que se pode correr.

Afinal, posso correr todos os dias?

Muitos treinadores de corrida tem restrição em relação à prática diária da modalidade. Outros já veem com bons olhos a possibilidade de mais dias para treinar o seu corredor, inclusive diariamente.

Por isso, resolvemos trazer para você os prós e contras da prática desse método. Com certeza essas informações poderão ajudar muito a entender qual seu perfil, e descobrir se treinar todo dia pode ajudá-lo a se tornar um corredor melhor. Vamos conferir? 

Vantagens de correr todo dia

Correr todos os dias faz mal

Maior adaptação e condicionamento físico

Com certeza esse método proporciona uma maior facilidade de adaptação aos treinos de corrida, além de promover um maior condicionamento aeróbio como um todo. Porém, o maior problema geralmente é o volume. Desde que feito sem exageros e garantindo uma boa recuperação pós- treino, a prática tem muito mais vantagens que desvantagens

Treinar todo dia também permite que o corredor consiga lidar de forma muito mais natural com a fadiga e o desgaste da corrida.

Maior variedade de treinos

Com mais dias para treinar e seguindo uma orientação personalizada para você, os treinos poderão ter maior variedade e características (treinos intervalados num dia e regenerativos em outros, por exemplo), algo não muito possível quando se tem apenas 2 a 3 dias.

Isso vai ajudar também a identificar quais tipos de treino você consegue um melhor rendimento. Isso permite que rapidamente se detecte quais pontos devem ser melhorados para sua corrida.

Aprimora a técnica da sua corrida

Quanto maior vivência e experiência tiver como corredor, maior é a chance de evoluir em termos de técnica. Se você treina subidas, ou realiza mais vezes treinos de velocidade, com certeza tende a potencializá-los, por conta da maior afinidade e conhecimento de como seu corpo reage.

Se você faz treinos de velocidade e longos, por exemplo, também poderá observar melhor sua postura na corrida, pois as intensidades são distintas e permite que o corredor perceba como ele reage tecnicamente em cada uma delas.

Gasto calórico e metabolismo

Fazendo da corrida uma prática diária, o seu gasto calórico total tende a aumentar consideravelmente. Além disso, seu metabolismo, com o objetivo de atender melhor a demanda das atividades impostas pelo seu corpo, tende a ficar mais acelerado.

Isso poderá ajudar muito na perda de peso. Um requisito muito importante para correr com mais facilidade e desempenho.

Será que correr todos os dias pode prejudicar minha corrida

Desvantagens de correr diariamente

Maior sobrecarga articular e muscular

A corrida é um esporte de impacto. Isso, ninguém pode negar. E muitas vezes o corredor pode não estar com tendões, ligamentos e músculos preparados para essa sobrecarga. Principalmente para quem está começando a correr.

Com o tempo, correr todos os dias pode acarretar lesões nos músculos ou articulações, principalmente inflamações (algo bem característico do excesso de treinos). Para evitar isso, fazer um trabalho de fortalecimento muscular será muito importante para atenuar esse fator

Overtraining na corrida

O problema com excesso de treinos é algo tão normal que resolvemos fazer uma matéria sobre o que é overtraining e como evitar. De uma forma geral, é definido como um estado de fadiga permanente. Isso leva a uma queda de rendimento, cansaço e incapacidade de treinar com eficiência.

Um dos principais fatores que desencadeia o overtraining é o excesso de treinos. Isso é muito comum em treinos diários, pois a recuperação é mais difícil de ocorrer.

Por isso, é muito importante que o corredor crie um ambiente que permita o treino correto e o descanso necessário para evitar esse quadro.

Correr todos os dias x queda de rendimento

Bons treinos diários de corrida dependem da combinação alimentação adequada, descanso e boa recuperação. Com a corrida diária, a tendência de descansar adequadamente diminui, como mencionado anteriormente. Além disso, isso contribui para treinos menos eficientes e, consequentemente, resultados aquém do esperado.

Nesses casos, o ideal é que você reduza não apenas a quantidade de treinos de corrida, assim como o volume. Isso caso não queira parar de correr diariamente. Mas caso as dores e o cansaço se instalarem, a redução de dias para correr é inevitável.

Viram como a prática de correr todos os dias tem pontos positivos e negativos? O mais importante é , independente da corrida diária ou 2 a 3 vezes por semana, procure respeitar o seu corpo. E conheça mais sobre a Runplace. Temos planos especializados para treinamento de corrida online, respeitando cada momento e objetivo do corredor.

Você também pode gostar

2 comentários em “Treinamento de corrida: Posso correr todos os dias?

  1. valeu as dicas pois vou começar a corre ao.menos uma hora por.dia para eu não.me má buscar eu já faço um peda e pretendo.emagrecer.mais.e vamos .frente

Deixe um comentário