Treino de Corrida Online ou presencial: Qual a melhor opção?

Treino de Corrida Online ou presencial qual escolher
5 minutos para ler

Com o crescimento do home office e uma rotina cada vez mais remota, muitas pessoas estão revendo seus horários e formas de correr. Qual a melhor opção: Treino de Corrida Online ou presencial? Vamos detalhar a partir de agora esse tema, e mostrar vantagens e fraquezas de cada uma

Mudanças. Evolução. Novas formas de melhorar. A todo momento, e em qualquer área (profissional, lazer e saúde), é natural a busca por novidades, seja para manter a motivação, ou para dar mais facilidade na rotina. E quando falamos sobre corrida, não é diferente. A procura por tênis mais leves, relógios com informações detalhadas do treino e vestimentas com tecidos tecnológicos é constante.

Porém, com o avanço do trabalho remoto e a redução dos deslocamentos, um novo tema tem sido debatido: Será que o treinamento de corrida presencial faz tanta diferença? Aquele olho no olho com o treinador é mesmo essencial, ou o acompanhamento a distância consegue suprir toda necessidade?

Para ajudar nessa escolha, separamos os benefícios e desvantagens do treino de corrida online ou presencial.

O Treinamento de Corrida Online é mais “científico”

Nem sempre aquilo que acreditamos ser o melhor serviço é, na prática, o que mais nos motiva. A assessoria esportiva presencial é mais motivante pois permite interagir com outros corredores. Porém, mesmo com a orientação do treinador, é natural sair para correr em grupo e “furar” a planilha.

No treino de corrida Online, isso é mais difícil. Em função da falta contato presencial, o foco na planilha acaba sendo maior, bem como a análise de desempenho e observações.

Em outras palavras: toda a jornada do corredor e a competência do treinador terá como base resultados concretos, e não aspectos como amigos feitos no apoio, ou afinidade entre professor e aluno, dentre outros.

O Treinamento de Corrida presencial permite ajustes em tempo real

Quem nunca foi realizar seu treino de corrida após um dia extenuante e, durante o treino, sentiu que não tinha condições de cumprir o que estava na planilha?

Quando pensamos no treinamento de corrida Online ou presencial, o segundo é muito mais eficiente nesse ajuste. Isso serve tanto para reduzir a intensidade do treino quanto aumentar.

O corredor, caso faça uma assessoria de Corrida Online, também pode também avisar o treinador antes do treino. Porém, geralmente as informações são concentradas para o pós-treino.

O Treino de Corrida Online ajuda a desenvolver disciplina

É claro que encontrar pessoas com o mesmo objetivo que o seu, além das dicas motivacionais e técnicas do treinador é algo que impacta positivamente e pode mover a pessoa mais desanimada a continuar.

Porém, esse aparente benefício também pode se tornar a “Kriptonita” do corredor, pois aumenta a possibilidade de motivação para treinar apenas nessas condições, gerando certa dependência do atendimento e contato olho no olho.

O treino de corrida online, apesar da desvantagem de correr sozinho, pode ao mesmo tempo desenvolver a autonomia e independência do corredor. Isso ajuda a aumentar a disciplina sem que haja nenhum tipo de “muleta”.

Uma equipe de corrida presencial ajuda na inspiração

Fazer amigos, encontrar parceiros de corrida, se motivar a correr um pouco mais forte para acompanhar um treino puxado… o treinamento de corrida presencial oferece tudo isso.

Mas um dos maiores benefícios quando falamos de treinamento de corrida online ou presencial é a inspiração que o segundo oferece.

Claro que seguir perfis de corrida no Instagram ou canais no Youtube podem ajudar a fazer a mudança mental de superar às adversidades, e treinar com regularidade.

Porém, conhecer – e treinar – com uma pessoa que era sedentária e hoje faz uma maratona, ou quem perdeu “dois dígitos”na balança apenas correndo, é diferente. Isso levará a motivação lá em cima, e o sentimento que você também pode chegar lá.

O Treino de Corrida Online costuma ter um custo menor

Toda contratação de um serviço, mesmo que tenha relação direta com a sua saúde, passa por analisar custo beneficio. E quando falamos da diferença do treino de corrida online x presencial, os valores costumam ser bem diferentes.

O primeiro costuma ter preços mais atraentes. Entretanto, isso não acontece porque a qualidade é menor, mas em função da ausência de investimento na estrutura de apoio presencial, diminuindo sensivelmente o custo.

Portanto, se deseja começar numa assessoria de corrida presencial ou online e quer gastar pouco, já sabe qual procurar.

Um treinador presencial ajuda a corrigir a postura na corrida

Um dos pontos mais importantes do treinador de carne e osso x treinador virtual é a possibilidade de correções na postura da corrida, causa de muitos problemas em diversos corredores.

Atualmente, existem treinadores que fazem análises técnicas da corrida à distância, apenas analisando vídeos.

Porém, não é a mesma coisa.

Ajustes finos na posição do braços, tronco ou mesmo aspectos que só o dia a dia podem sinalizar… isso você só conseguirá ter no apoio presencial.

Afinal, devo escolher o treinamento de corrida presencial ou online?

A resposta é… depende do seu perfil. Se for iniciante, quer um grupo para te motivar, ou busca aprimorar aspectos técnicos, o presencial parece ser a melhor escolha. Mas caso tenha dificuldade de seguir horários e busca mais autonomia e flexibilidade, o online se encaixa melhor.

A verdade é que, independente da escolha pelo treinamento de corrida presencial ou online, o corredor possa criar uma rotina de treinos regular e consistente. E se estiver procurando programas de corrida à distância, conheça o que a Runplace pode oferecer para você.

Você também pode gostar

Deixe um comentário