Postura Perfeita para correr? Veja algumas dicas infalíveis

postura perfeita para correr
4 minutos para ler

Umas das maiores buscas do corredor que deseja evoluir na corrida sem dúvida é a postura perfeita para correr. Ficar longe de lesões, melhorar a técnica e velocidade na corrida, se alimentar melhor, são todos fatores muito importantes. Mas a corrida perfeita geralmente está no topo da lista.

Essa busca pelo melhor movimento não é à toa. Cada vez mais vemos os corredores conscientes de que uma postura perfeita irá levar sua corrida a outro patamar.

Por isso, separamos para vocês dicas infalíveis para começar hoje a deixar sua postura na corrida 100%.

 

Melhorar a coordenação motora

 

São poucos os corredores que conhecem e fazem essa associação. Uma coordenação motora abaixo do ideal trás grandes problemas para sua corrida. Corredores pouco coordenados terão muito mais dificuldade para fazer ajustes técnicos na sua postura ao correr.

Evoluindo nesse quesito, o corredor conseguirá corrigir erros com maior facilidade. Além disso, evitará que outras regiões que estejam na posição correta sejam sobrecarregadas ou mais tensionadas.

Exercícios com corda, escada de coordenação, ou movimentos como polichinelo e polisapato, ajudam muito a desenvolver essa capacidade física.

 

Postura Perfeita na Corrida: Cadência na corrida

 

Cadência é a quantidade de passadas de um corredor por um período de um minuto. Ela é um dos pontos mais fundamentais numa postura perfeita para correr.

Um número de passadas abaixo de 80 (contando o toque de cada perna como um ciclo) é sinal de que sua passada pode estar muito curta. 81 a 85 é um número a ser melhorado, e pode ser decorrente de falta de força, afundando excessivamente o corpo na aterrissagem. 86-90, para corredores amadores, é o que chamamos de cadência ideal na corrida.

 

Flexibilidade e Mobilidade

 

Você pode ter uma excelente coordenação e frequência de passadas, mas dificilmente alcançará uma postura perfeita sem ter flexibilidade e mobilidade. Portanto, através de músculos alongados e articulações com boa mobilidade, você conseguirá posicionar seu corpo da forma ideal, que consiste em:

– Corpo inclinado a partir do tornozelo;

– Braços compactos e num ângulo próximo de 90°;

– Movimento de saída dos pés do solo finalizando com a ponta do pé, empurrando a superfície;

Procure fazer sessões de 10 a 30 minutos sempre depois dos treinos de corrida ou em dias diferentes, principalmente se estiver muito cansado após um treino longo ou intenso, pois pode impactar inclusive em lesões na musculatura.

 

Fortalecimento Muscular na Corrida

 

Mesmo com toda técnica, coordenação e flexibilidade, ter força muscular dará a base que você precisa para colocar todos esses elementos em prática.

Através da força dos músculos, você conseguirá ter maior estabilidade. Além disso, melhorará sua resposta rápida do toque do pé no solo, e também para sustentar por mais tempo a postura perfeita para correr.

 

Postura perfeita para correr? Filme sua corrida

 

Você realizou todos os ajustes citados? Ótimo! Porém, o que sentimos de correto na nossa postura ao correr pode ser muito diferente da realidade.

Portanto, filmar a sua corrida, com o objetivo de observar de maneira mais detalhada sua corrida, pode ajudar não apenas nas correções, mas também para observar sua evolução.

E você? Gostou das dicas para uma postura perfeita para correr? Faltou alguma dica que conhece e acha importante? Compartilhe aqui seu comentário!

 

Confira também essas e outras informações em nosso blog e site da Runplace!

Você também pode gostar

Um comentário em “Postura Perfeita para correr? Veja algumas dicas infalíveis

Deixe um comentário