Minha primeira maratona: descubra se você está pronto

minha primeira maratona e como completar
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Considerado por muito corredores como o desafio supremo no mundo das corridas, encarar os temíveis 42.195m realmente é uma condição para poucos. Além disso, sempre existe uma dúvida se chegou a hora ou não de encarar a primeira maratona. Descubra agora quais os requisitos fundamentais para fazer dessa experiência não apenas algo inesquecível, mas também se ela já é possível de ser superada.

Segundo o ministério do esporte, a corrida é uma das atividades mais praticadas no país, principalmente por quem deseja sair do sedentarismo. E quando falamos desse esporte, temos muitos perfis: aqueles que correm por recomendação médica, outros para aliviarem o stress, e milhares porque amam a corrida.

Nesse universo, formado por corredores de primeira viagem, ou aqueles que correm de 5 km até uma meia maratona, uma distância é considerada quase o Santo Graal da Corrida: a Maratona. Composta por 42.195m, ela é responsável pelos maiores eventos de corrida de rua do país.

Por isso, é muito comum que, em alguma fase do seu treinamento de corrida, o corredor sonhe em completar essa distância tão simbólica e tradicional, quando falamos de grandes eventos de corridas de rua.

Mas querer nem sempre é poder. Por melhores resultados que um corredor já tenha alcançado, e que tenha claramente um potencial para encarar a distância, é preciso estar pronto e preencher certos requisitos. Isso fará a diferença entre quem irá ultrapassar o pórtico de chegada com a sensação de dever cumprido, e quem se arrastará até a chegada ou mesmo desistirá no meio do caminho.

E como saber se estou preparado para essa jornada? É o que vamos detalhar a partir de agora.

Minha primeira maratona: Qual a sua relação com esse desafio?

Antes de pensar em encarar os 42km, a primeira coisa que você deve de fato fazer é se perguntar: Por que eu quero correr uma maratona? Dificilmente você avançará nessa distância e treinará como deve se não houver um bom motivo. Propósito é a palavra que irá te guiar nesse processo.

Completar a distância será uma sensação indescritível, mas não se engane: preencher os requisitos necessários para correr pela primeira vez a maratona não é fácil. Por isso, pergunte para si mesmo o que te inspira, o que não te fará desistir no meio do caminho, e o que quer alcançar com essa conquista.

Será que estou preparado para encarar uma maratona?

principais passos para sua corrida melhorar

Com o propósito claro, chegamos ao questionamento necessário para, de fato, começar sua preparação para a estreia: os requisitos.

Segundo levantamento de especialistas e organizadoras de evento na distância, houve um aumento de 30% de corredores na distância desde 2016, e isso tende a crescer cada vez mais. Quando falamos no tempo de conclusão da maratona, ele fica em torno de 4h15 a 4h35, entre homens e mulheres.

Isso mostra que, para vencer esse desafio, o corredor em média deve estar preparado para correr algo em torno de 4 horas. Muito diferente de fazer uma corrida de 10km, não é mesmo? Por isso a exigência de uma boa experiência e tempo de preparação adequados para a prova.

Quão experiente devo ser para correr uma maratona?

Quando falamos dos temíveis 42.195m, é necessário traçar uma estratégia para chegar preparado ao desafio. E por mais talento que um corredor possa ter, adquirir larga experiência na corrida é necessário para que esse momento de superação não vire um momento de trauma.

A corrida, como em qualquer esporte, tem processos de aprendizagem. Por exemplo, quando você começa a aprender a nadar, primeiro aprenderá respiração, depois a boiar, as primeiras braçadas. Nenhum professor de natação ensina a nadar borboleta nos primeiros meses de aula.

Com a corrida, é a mesma coisa. É necessário inicialmente passar por processos como correr regularmente, adquirir uma grande experiência em distâncias menores, melhorar a postura na corrida e, somente após esse período, encarar sua primeira maratona.

Sugerimos que o corredor tenha ao menos 6 meses treinando em cada distância anterior a maratona, considerando os 5km, 10km e a Meia Maratona. Também é aconselhável que se tenha feito pelo menos 3 provas em cada uma delas. Tudo isso preparará o seu corpo, garantindo que o corredor tenha menores chances de “quebrar” no meio do percurso.

Além disso, correr distâncias menores dará autoridade e confiança para enfrentar o desafio.

Caso tenha esses requisitos, nosso conselho é que separe ao menos 6 meses específicos em seu treinamento de corrida para debutar na maratona.

Qual prova devo escolher?

Se você é um corredor que tem um propósito muito claro, provavelmente já escolheu onde irá estrear. Existem diversas opções de maratonas no Brasil e no mundo. Caso seu propósito seja completar a distância, independente do local onde irá estrear, sugerimos que:

  • Escolha uma cidade, estado ou até um país diferente. Isso aumenta seu grau de compromisso com a primeira maratona, além de criar uma atmosfera que poderá fazer dessa experiência algo inesquecível;
  • Procure percursos mais planos para sua estreia. Esse “pequeno” detalhe pode fazer a diferença entre conseguir realizar a prova com menos desgaste, ou sofrer por mais tempo;
  • Clima: não deixe de verificar o clima que estará na época de sua corrida. Opte de preferência por períodos de temperaturas mais amenas
  • Busque um evento grande. Em provas como Maratona de NY ou Berlin, a cidade praticamente vive o evento nos dias que antecedem o evento. Essa emoção de respirar o desafio em cada esquina cria um cenário perfeito de motivação e energia para correr;

Não cuide de tudo sozinho

Claro que você é o principal interessado em concluir uma maratona, mas chegar de fato lá sozinho é extremamente difícil.

Por isso, ter uma equipe para ajudar você a concluir esse desafio é crucial. Um acompanhamento de um treinador de corrida, que irá elaborar todo um planejamento para cada etapa de seus treinos para a maratona, assim como um nutricionista para cuidará do cardápio, vai garantir que a preparação siga no caminho correto.

Planeje de forma metódica seus treinos de corrida

Correr 10 km não é uma tarefa fácil, mas é um desafio que dura entre 50 a 80 minutos em média. Quando falamos de uma maratona, o tempo é bem mais que o dobro, como já citado. Por isso, organizar sua alimentação, o horário certo de seus treinos, assim como as roupas e o tênis que pretende usar nos treinos e na prova, faz toda diferença.

Isso garante que você terá uma noção muito clara de como o seu corpo tende a reagir diante destas condições.

O seu pace não é tudo. Concluir é a meta

O pace nada mais é do que o tempo que você gasta para percorrer um quilômetro. E muitos corredores são extremamente obcecados pelo seu pace, e buscam a todo momento meios de diminuí-lo.

Porém, não podemos esquecer que essa é a sua primeira maratona. Portanto, nada de se preocupar com o tempo de conclusão, muito menos se cobrar excessivamente do ritmo durante os treinos longos e a preparação de forma geral.

Corra, dê o seu melhor e o seu pace será apenas uma consequência disso.

Lembre-se: você já será um vitorioso apenas por concluir a prova. Pouquíssimos são os corredores que conseguem atingir esse feito. Além disso, caso a corrida seja sua paixão, essa pode ser apenas a primeira de muitas maratonas que enfrentará ao longo do tempo. A partir daí, criar estratégias para reduzir seu pace podem fazer parte do objetivo.

E você, está mais confiante para sua primeira maratona? Tem amigos que já correram a distância? Comente aqui com a gente e conheça mais sobre o plano especial para maratona que a Runplace tem disponível.

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2 comentários em “Minha primeira maratona: descubra se você está pronto

  1. Oi minha primeira maratona é dia 28 de julho… estou confiante sim, só a ansiedade que esta grande.. sem duvida será uma experiência incrível.

    1. Olá Neuza! Que bom que está confiante para esse desafio. Sobre a ansiedade, é natural. Procure conversar com amigos que já fizeram a distância e pegar dicas. Isso ajuda.

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