Por que você não tem disciplina para treinar?

3 minutos para ler

Trabalho com atividade física e treinamento de corrida há mais de 15 anos. Pude ver o boom do exercício em vários campos, principalmente o da corrida. Mesmo assim, muitas perguntas continuam pairando sobre a minha cabeça. E uma das principais tem a ver com dedicação, disciplina, propósito.

 

Qual a receita para ter disciplina para treinar?

 

Como uma pessoa se torna dedicada e disciplinada em seu propósito? Será que uma pessoa “nasce” com essa característica?

Sabemos que hoje em dia é ponto pacífico o quanto a atividade física é benéfica para o corpo e mente. É só dar um Google com o termo “benefícios da atividade física” que você encontrará milhões de referências e motivos para treinar. Mas então por que então temos mais da metade da população brasileira sedentária?

Para tentar explicar a motivação ( ou falta dela ), tivemos um caso bem interessante em julho de 2018 nos Estados Unidos. A história de Walter Carr.

“Mas estamos falando de disciplina para treinar, treinamento físico. O que isso tem a ver com Walter Carr?”.

Para quem não acompanhou o caso, ele caminhou cerca de 32km para não faltar em seu primeiro dia de trabalho. Contratado por uma empresa que realiza mudanças, o garoto iria de carro até o seu destino, onde um cliente o aguardava para empacotar os móveis. O problema é que o veículo de Walter quebrou na véspera. Para chegar no horário combinado, saiu de casa à meia-noite. A atitude rendeu uma boa e inesperada recompensa: um novo carro.

 

E o que isso nos ensina sobre o porque de não treinamos com disciplina?

 

A questão é que ao ser perguntado sobre o que motivou a fazer isso, ele disse: – Não podia faltar no meu primeiro dia de trabalho. Precisava desse emprego e também firmei um compromisso.

Compromisso. Disciplina. Propósito. Para conseguirmos honrar as resoluções que fazemos todo início de ano (alguns todo início de semana ou fim de feriado), precisamos descobrir o que nos move de fato.

Quantos km a mais se propôs correr, mas parou antes por pura falta de vontade? Quando a motivação para fazer academia começou na segunda e terminou na quinta-feira? Há quanto tempo está deixando de perder aqueles quilos a mais porque não quer abrir mão da pizza? E aquele pace que sabe que tem potencial para ter, mas não alcança porque sempre “algo” atrapalha sua disciplina de treinos?

Sabemos o quanto a rotina de todos é corrida. Mas antes de atribuirmos a falta de disciplina para treinar ao cansaço, trabalho, distância, lembre-se que a principal falta pode ser outra: o propósito, o motivo, e a sua ambição para chegar lá.

O ponto de partida para responder essa pergunta pode ser encontrar o que realmente te move. No caso de Walter Carr, foi o trabalho e a responsabilidade. E no seu?

 

Darlan Duarte é Educador Físico, treinador e fundador da Pacefit Assessoria Esportiva

 

Quer conhecer um novo jeito de treinar corrida? Vem para a Runplace!

Você também pode gostar

Deixe um comentário