Quais os principais acessórios para correr no frio?

4 minutos para ler

Com as estações do ano cada vez mais rígidas, é natural que todos estejam preparados para treinar tanto no frio quanto no calor. Porém, não é pequena a quantidade de pessoas que param de treinar por conta da temperatura baixa. Para ajudar a resolver esse problema, vamos falar o que não pode faltar na hora de correr no frio. 

Se exercitar no calor não é uma tarefa fácil. O desgaste é alto e afeta diretamente o desempenho, principalmente em atividades aeróbicas. Porém, todo o clima e visual que uma alta uma temperatura promove, deixando parques e academias cheias, realmente é algo que estimula as pessoas a se dedicarem aos treinos. O “projeto verão” tem um apelo muito forte.

Da mesma forma, por mais que já esteja comprovado o quanto temperaturas mais amenas ajudam a ter mais energia e rendimento, não é fácil encarar um parque num dia frio, não é mesmo? Não à toa, muitas pessoas, principalmente aqueles que estão dando os primeiros passos na corrida, deixam até de treinar nesse período do ano. 

Para que você não faça parte dessa turma que só treina no calor, separamos os principais acessórios para correr no frio e não perder os treinos. 

Buff ou Balaclava

Muitos corredores não tem o hábito ou nem conhecem esse acessório tão importante para correr no frio.

O uso do buff ou balaclava ajuda o corredor a proteger o pescoço e/ ou rosto de ventos muito frios. É muito comum no inverno a incidência de gripes e doenças respiratórias em geral, pois o ar acaba ficando um pouco mais seco. 

Porém, além desse problema, a garganta pode ficar prejudicada em função da respirar um ar mais gelado. O uso desse acessório contribui para proteger essas regiões.

Correr no frio com bandana ou touca

Apesar do Brasil ser um país tropical, é cada vez mais comum, principalmente nas regiões Sul e Sudeste, períodos de frio com temperatura entre 12 a 18 graus. 

Nesse cenário, as extremidades do corpo acabam sofrendo mais, dentre elas as orelhas e o cabelo. Estamos falando de uma região mais difícil de esquentar e que pode prejudicar sua concentração para correr no frio. Por isso, o uso de uma bandana ou touca atenua bastante essa sensação térmica baixa. 

Manguito

Um dos acessórios mais utilizados para correr no frio é o manguito. Para quem não conhece, é uma especie de “meia” para o braço, indo do pulso até o meio do braço. Ele é muito utilizado por pessoas que sentem mais calor, já que é feito de um material mais leve, que protege a região. 

Uma outra vantagem do manguito é que ele pode ser retirado a qualquer hora do treino com bastante facilidade, principalmente naquelas horas onde a temperatura aumentou e o corredor está sentindo calor.

Segunda pele é ótima para correr no frio

Opção que vem crescendo cada vez mais entre os corredores, a segunda pele é uma roupa com ótimo isolamento térmico. 

Geralmente justa ao corpo e por vezes usada embaixo de outra blusa, ela consegue proteger o corredor do frio sem que fique pesada no corpo, já que seu tecido é mais leve e elástico do que as camisetas habituais de corrida.

Luva 

Para finalizar as opções de acessórios para correr no frio, não podíamos esquecer da luva. Item ainda polêmico no Brasil, é um dos mais importantes para os corredores. 

Explicando um pouco melhor: a mão é uma das extremidades que, por ter baixo % de gordura, é muito sensível ao frio. Mãos muitos frias podem gerar espasmos que atrapalham o gesto técnico e atingir outras regiões, levando até a câimbras. Por isso, se você é um corredor muito “friorento”, a luva sem dúvida deve ser cogitada.

E você, gosta de correr no frio? Usa algum desses acessórios? Compartilhe com a gente!

Você também pode gostar

Deixe um comentário