4 atitudes para perder peso que todo mundo deveria tomar

atitudes para perder peso que fazem diferença
4 minutos para ler

O sobrepeso e a obesidade, mesmo com todas as opções de atividades e alimentação saudável, são a maioria em nossa população. E com tanta informação, é fácil ficar perdido sobre quais atitudes para perder peso são mais eficientes, e quais não podem faltar no dia a dia. Descubra agora e aplique hoje mesmo.

Comodismo. Ela é do Latim COMMODUS, “adequado, conveniente, satisfatório”, de COM, “junto”, mais MODUS, “medida, maneira, jeito”. Apesar de ser uma palavra usada em tons pejorativos na maior parte do tempo, quando vemos sua definição é difícil não querermos, em algum momento, estar nesse “lugar”. Na prática, falamos de uma situação confortável, sem grandes mudanças. Em outras palavras, muitos de nós buscamos o conforto, não é mesmo? 

Porém, o problema é quando isso implica numa vida sedentária e, consequentemente, riscos à saúde. Atualmente, mais da metade da população no Brasil está acima do peso, e menos de 1/3, em média, faz alguma atividade física. Portanto, atitudes para perder peso e fazer exercícios de forma mais regular são muito importantes.

Mas saber do problema não quer dizer que a solução será fácil. Encaixar um período para treinar, bem como a rotina cada vez mais exigente que vivemos, tanto na parte pessoal quanto profissional, é um grande desafio. 

Pensando nisso, separamos 4 atitudes para perder peso que todo mundo deveria fazer. Confira! 

1. Pouco é melhor que nada

Um dos principais erros que as pessoas cometem. Quando queremos começar uma atividade física, é muito comum projetarmos o cenário ideal: agenda reservada de 3 a 4 dias na semana, disposição para cumprir, e a ausência de imprevistos.

Porém, sabemos que a realidade é bem diferente. Com isso, acaba-se entrando numa espécie de “limbo”, onde treinar abaixo do projetado acaba tirando a motivação, ao mesmo tempo que a rotina desejada é inviável para aquele momento. 

Todo movimento agrega. Portanto, treine o possível, mas não deixe de treinar, seja uma caminhada ou fazer uma aula numa academia. Será muito mais fácil aumentar a quantidade de dias do que sair do zero. 

2. Atitudes para perder peso: atividades mais “autônomas”

Uma das maiores dificuldades para seguir uma rotina regular de treinos é a escolha de atividades que exijam horários e acessórios. Dança, artes marciais, tênis ou jogos coletivos acabam sendo opções mais difíceis, pois vários requisitos ( horários restritos, vestimenta, número de pessoas) devem ser preenchidos para que elas ocorram.

Já opções como a caminhada e a corrida, ou subir escadas regularmente, são atitudes para perder peso muito mais simples de serem aplicadas, e proporcionam com eficiência esse objetivo. 

3. Busque o resultado, não o prazer

Vivemos numa era onde a busca por prazer e propósito são constante. E isso é ótimo! Porém, não podemos nos esquecer que o foco na prática de uma atividade física deve ser a saúde, assim como o peso ideal e todos os benefícios que cercam esse ambiente. 

Portanto, escolher uma atividade que lhe dê vontade de treinar mais, se dedicar mais, pode ajudar muito. Em outras palavras, isso não pode ser o que define se a pessoa irá se exercitar ou não. 

Não encontrou uma atividade que lhe faça “brilhar os olhos”? Permaneça treinando, independente disso. O prazer deve ser um componente, não o fim.

4. Atitudes para perder peso: procurar apoio especializado

Tem um provérbio antigo que diz “quer ir rápido, vá sozinho. Quer ir longe, vá acompanhado”. Essa é a essência do suporte personalizado. Ter um treinador de corrida que ajudará você na busca por sua meta, cobrará as promessas realizadas e ajustará uma programação condizente com seu objetivo. 

Pretende começar com a musculação? Procure uma academia. É mais ligado em modalidades esportivas? Procure um clube. Quer começar a caminhar e correr? Contate uma assessoria esportiva. Opções não irão faltar. 

Quais dessas atitudes para perder peso você já costuma praticar? Está motivado para colocar as 4 sugestões em prática? Conte para nós!

Você também pode gostar

2 comentários em “4 atitudes para perder peso que todo mundo deveria tomar

Deixe um comentário