Por que você precisa de um treinador de corrida?

Treinador de corrida e sua importância
4 minutos para ler

Toda evolução da tecnologia, principalmente após a pandemia de 2020, criou na população certo senso de autonomia. Porém, o treinador de corrida ainda tem um papel essencial na evolução de um corredor de rua, seja nos primeiros passos ou em seu desenvolvimento. Veja agora porque você não pode dispensar esse apoio

O COVID 19 fez uma mudança em todos os sentidos na forma como interagimos com as pessoas, trabalhamos, consumimos produtos ou analisamos a necessidade de um serviço. 

E num período de maior isolamento social, houve um grande crescimento nas atividades individuais, que não dependem de uma grande estrutura para serem realizadas. Com isso, houve também a explosão de serviços online, como academias e consultorias esportivas. Mas esse crescimento no número de pessoas que começaram a praticar caminhada e corrida não se refletem imediatamente na busca por um treinador de corrida ou assessoria. 

Claro que iniciar uma atividade física é muito importante, e dar o primeiro passo de forma independente é, em geral, o mais comum. Mas se você procura o desenvolvimento real em sua corrida terá, em algum momento, que buscar orientação. 

Então eu não posso treinar sem orientação?

Claro que pode! Principalmente quando falamos de uma atividade menos regular, de fim de semana, ou caso tenha objetivos apenas de manter um nível mínimo de saúde. Exercícios como caminhadas de 30 a 40 minutos, andar de bicicleta, subir escadas, são atividades de bastante autonomia e não precisam necessariamente de orientação. Estamos falando de atividades com baixa intensidade e nível técnico.

Mas praticar uma modalidade específica, como tênis, basquete, futebol, dentre outras, gera uma necessidade maior de conhecimento e técnica.

Correr, por exemplo: impõe uma carga de até 3 x seu peso corporal. Isso quer dizer que o volume e intensidade de treinos deve ser bem ajustado, pois pode levar a lesões importantes

É aí que o treinador de corrida entra. Ele irá ajustar a carga fazendo uma progressão gradual, estudada, interagindo com suas respostas aos treinos e mudando algo, caso seja necessário. 

Devo procurar um treinador de corrida presencial ou online? 

Isso depende muito da sua rotina e perfil. 

Pessoas mais disciplinadas, com facilidade para criar uma rotina, independente de fatores externos, podem se dar muito bem com um treinador de corrida online.

Você é uma pessoa que não tem horário fixo e uma rotina muito definida? Então, fazer uma assessoria de corrida online é mais indicado. Dessa forma, você conseguirá focar 100% nas planilhas, evitando desculpas como a necessidade de treinos em grupo, ou motivação presencial. 

Já o suporte presencial é exatamente no cenário contrário ao citado: pessoas que reagem e se motivam melhor ao “olho no olho”. Além disso, alguns corredores realmente precisam de ajustes em sua corrida onde a orientação presencial é mais eficiente, como no ajuste de postura ao correr ou para extrair o máximo do potencial nos treinos presenciais. 

Quando devo procurar orientação? 

A resposta é… HOJE! Isso porque a motivação de iniciar um programa de treino vai e vem, e a rotina atribulada pode tirar aquela motivação que parecia inabalada.

Hoje existem diversas opções disponíveis, seja em assessorias presenciais ou online.  Também existe a possibilidade de contratar um programa de corrida conduzido por treinadores referência de mercado, algo cada vez mais comum. 

Gostou das dicas? Animado em procurar um treinador de corrida? Comente aqui e fale um pouco sobre o que espera de um atendimento especializado. 

Você também pode gostar

Deixe um comentário