5 benefícios da corrida para o corpo

Os benefícios da corrida são inúmeros e alguns até surpreendentes. Conheça 5 dos principais
4 minutos para ler

Quem busca cuidar do corpo e da mente, é muito importante saber o que cada exercício oferece nessa transformação da saúde. Nesse caso, os benefícios da corrida da corrida são inúmeros e vão desde aliviar os sintomas da depressão até combater doenças do coração. Saiba mais sobre o assunto e conheça 5 das principais vantagens de treinar essa modalidade

Quem anda pela rua em direção ao trabalho ou para casa vê o quanto a corrida toma cada vez mais conta das ruas e parques. Não à toa, é uma das atividades físicas mais praticadas no mundo. Estamos falando de um exercício prático, fácil, prazeroso e com muitos benefícios. Você sabia, por exemplo, que pessoas que correm vivem mais mais do que aqueles que não praticam esse exercício físico?

Para ajudar você a começar – ou seguir – na corrida, separamos alguns dos 6 principais benefícios da corrida para o corpo. Confira agora e se surpreenda!

1.Reduz o risco de doenças cardiovasculares

Muito se fala sobre o quanto a caminhada ajuda a prevenir problemas cardíacos, principalmente para a terceira idade. Porém, com a corrida, esse benefício vem de forma ainda mais forte.

Correr ajuda a prevenir doenças do coração, como ataques cardíacos e hipertensão, já que melhora a circulação do sangue e evita que a gordura se acumule nas artérias. Com isso, o coração consegue bombear melhor o sangue para o corpo.

A corrida também ajuda a aumentar os níveis do colesterol bom (HDL), que age no processo de eliminação da gordura, o que também favorece a saúde do coração.

2.Benefícios da corrida: prevenção do câncer

Outro grande benefício da corrida para o corpo é que ela ajuda a prevenir diversos tipos de câncer. Segundo algumas pesquisas, pessoas que praticam atividades físicas regularmente tem menos chances de desenvolverem câncer de mama, cólon, próstata, entre outros.

De acordo com esses pesquisadores, isso ocorre porque os exercícios ajudam a regular o metabolismo, a combater a obesidade e a equilibrar os níveis de alguns hormônios.

3.Reduz o risco de doenças neurológicas

Correr também ajuda a proteger o cérebro. Segundo estudos da Hopkins Medicine, um dos benefícios da corrida é que ela ajuda o corpo a criar novos vasos sanguíneos para nutrirem o cérebro.

Além disso, essa atividade física também auxilia na criação de novos neurônios, bem com protege o cérebro contra o declínio mental relacionado ao avanço da idade. Isso impacta diretamente na prevenção de doenças como o mal de Alzheimer.

4.Benefícios da corrida: dormir melhor

Correr também pode te ajudar a ter uma boa noite de sono. Pessoas que correm por pelo menos 30 minutos todas as manhãs dormem melhor do que aqueles que não praticam essa atividade física. Vale destacar a questão do horário, pois correr à noite pode ter exatamente o efeito inverso, já que a adrenalina e endorfina seguirá alta por algumas horas depois do treino.

Além disso, melhoras no humor e na capacidade de concentração após terem começado a correr são relatadas pela grande parte dos praticantes. Portanto, é visível o quanto os benefícios da corrida ajudam não apenas na saúde, mas também na parte pessoal e profissional.

5.Ajuda a perder peso

Por fim, um dos benefícios mais conhecidos: a perda de peso. Isso acontece porque o gasto calórico de uma corrida costuma ser alto, por volta de 900 a 1200 calorias por hora. Além disso, ela ajuda na aceleração do metabolismo, o que faz com que você continue “queimando” gordura mesmo após terminar o treino.

Porém, é preciso lembrar que isso precisa ser associado também a uma dieta saudável e equilibrada.

Quer saber mais sobre esse assunto? Então acesse o blog da e confira todos os benefícios que a corrida pode trazer para a sua saúde.

Você também pode gostar

Deixe um comentário