Minha primeira meia maratona: Quais requisitos não podem faltar?

Se prepare adequadamente para sua primeira meia maratona
4 minutos para ler

Muitos definem como a distância ideal. Outros, como o principal passo rumo à maratona. Independente de que tipo de corredor você é, todos passam pela primeira meia maratona.  E o que não pode faltar nessa estreia? Descubra agora!

21.097m. Ou simplesmente 21km. No universo da corrida, a meia maratona é uma das distâncias com maior número de participante. Não é à toa. Quando se é um iniciante na corrida, é muito comum imaginar que, ao cruzar a linha dos 5 e 10km, dificilmente se chegará a uma distância tão desafiadora quanto essa. Porém, como em qualquer ação que se torna um hábito, logo o corredor enxerga que correr a primeira meia maratona pode não ser um bicho de sete cabeças. 

E quando a decisão de encarar o desafio está tomada, é necessário avaliar todos os pontos que deixarão o corredor apto a fazer essa jornada. E nesse planejamento, quais atitudes ou ações não podem faltar? É o que vamos explicar à partir de agora.

Requisitos para a primeira meia maratona

Como já dizia aquela antiga frase, a prática leva à perfeição. E nesse pontapé inicial, é muito importante ter em mente se o corredor já preenche os requisitos mínimos que envolvem a meia maratona. 

Tempo como corredor de rua 

Para que não apenas seus pulmões e coração, bem como músculos, ligamentos e tendões estejam preparados para a primeira meia maratona, é necessário tempo. 

Em geral, recomendamos que o corredor passe em média de 6 meses a 1 ano nas distâncias de 5 e 10km. Isso permitirá não apenas que o corpo se adapte como um todo, mas também que se alcance o potencial máximo de velocidade e técnica.

Experiências anteriores em corridas de rua 

Um dos pontos cruciais rumo à esse desafio é adquirir “bagagem” como corredor de rua. Isso porque quando falamos de encarar a distância, quanto mais experiências se puder somar, melhor. Isso quer dizer que, mesmo em distâncias menores, participar de provas de 5 e 10km fará o corredor entender a melhor forma de começar a correr numa multidão, bem como reduzir a ansiedade e entender como funciona a dinâmica de uma corrida. 

Também vale procurar opções de distâncias como 14 até 16km. Elas são cada vez mais frequentes e consideradas quilometragens de “transição”, pois ficam exatamente entre os 10 e 21km. Assim, o corredor poderá se aproximar ainda mais da sensação e desgaste que terá para correr a primeira meia maratona. 

Faça sua primeira meia maratona com todos os requisitos necessários

Histórico de lesões 

Se durante o período de tempo que o corredor de rua passou nos 5 e 10km houve uma incidência muito grande de lesões, provavelmente não é a hora de estrear nos 21km. 

Lesões são sinais de que o corpo ainda não está adaptado aquele volume ou intensidade. Não podemos esquecer que cada corredor é único: alguns terão mais facilidade em distância, outros serão mais velocidades, dentre outras características. Por isso, é importante um  grande período sem lesões antes de começar sua preparação para o grande desafio dos 21km. 

Fortalecimento muscular e boa alimentação é fundamental 

Em geral, os fatores mais subestimados numa preparação rumo à primeira meia maratona são dois: fortalecimento muscular e ajustes na alimentação. 

Portanto, ter uma planejamento que atenda a sua necessidade é fundamental. Mas isso não passa apenas por treinar corrida. O fortalecimento muscular dará sustentação para que não apenas possa render melhor, assim como também por mais tempo, já que músculos bem preparados retardam a fadiga. 

Já na parte alimentar, se preocupar com o que se come durante o dia, bem como a suplementação durante os treinos, vai ajudar no alcance o peso ideal, melhora da recuperação física e um sono de mais qualidade. 

Vai correr a primeira meia maratona? Procure suporte especializado 

E para finalizar, o mais importante: apoio personalizado. Apenas um treinador de corrida, que é especialista na modalidade, poderá elaborar uma planilha de corrida ideal para você, tendo como base todos os requisitos já citados, além do conhecimento e experiência com outros corredores estreantes. 

Tentar enfrentar o desafio de forma autodidata, seguindo planos  de treino de corrida padrão, pode botar tudo a perder. 

Está se organizando para sua primeira meia maratona? Quer fazer alguma pergunta sobre a distância que não foi respondida? Compartilhe aqui com a gente, e continue acompanhando nosso blog!

Você também pode gostar

Deixe um comentário