4 formas de melhorar sua performance na corrida

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Você pode hoje ser apenas uma pessoa que quer ficar em forma ou perder uns quilinhos. Mas uma coisa é fato: em algum momento, você irá buscar dicas para melhorar sua performance na corrida. E para que não pegue os “atalhos” errados, destacamos 4 formas que todo corredor deveria conhecer.

A corrida é, sem dúvidas, um dos esportes mais democráticos que existem. Com um par de tênis e disposição para treinar, qualquer pessoa que se dedica pode chegar em certo momento a correr longas provas, inclusive uma maratona, por exemplo. Por isso, seja para quem está começando no esporte ou para os mais experientes, existem técnicas que podem te fazer evoluir como corredor de rua, e é sobre elas que falaremos neste artigo.

Antes, é importante ressaltar que usar métodos para melhorar a performance durante corrida não serve apenas para os atletas profissionais. É cada vez maior o número de pessoas que buscam informação para treinar melhor, seja a corrida ou qualquer outro esporte. Isso porque aplicar as técnicas corretas durante o exercício pode ajudar a evitar lesões e, assim, correr por mais tempo e com mais ânimo.

Veja aqui 4 formas de melhorar sua performance na corrida:

1. O desafio te mantém ativo

Assim como outros esportes, o treinamento de corrida pode tornar-se monótono com o passar do tempo, mesmo que trabalhe variações como treinos de subida, por exemplo. É verdade que fazer a atividade no mesmo local e da mesma forma pode, em curto prazo, aliviar o estresse e mostrar resultados mais rápidos. Afinal, com a repetição, seu corpo “entende” melhor o exercício e consegue se adaptar de forma mais acelerada. Entretanto, o ideal é estabelecer novos desafios para manter o esporte atrativo.

Experimente aumentar o ritmo da corrida, procurar um trajeto com ladeiras, correr em outro tipo de terreno ou até mesmo em um dia co sol, no intuito de se desafiar e achar fraquezas em sua corrida. Estas pequenas mudanças são degraus de dificuldade que ajudam a melhorar sua performance como um todo.

2. Quer melhorar sua performance na corrida? Aposte nos intervalados

A corrida de velocidade ou treinamento de tiro é uma boa opção para quem quer ganhar fôlego, melhorar técnica e correr mais rápido. E mesmo se a sua busca não é se tornar um velocista, ou correr num ritmo muito forte, os intervalados irão ajudar.

performance e corrida

Como é um exercício de alta intensidade, o treinamento de tiro é curto, mas gera ótimos resultados no condicionamento físico e no pace do corredor. Automaticamente, isso ajuda a correr num patamar mais alto de desempenho mesmo em ritmos mais leves, ajudando a gastar mais calorias e manter/perder peso. Mas fique atento ao aquecimento antes dos treinos intervalados, e invista nessa alternativa para melhorar sua performance na corrida.

3. Treine seu lado psicológico

Quem pratica esportes sabe que controlar a própria mente é um desafio tão grande quanto vencer um adversário. Durante a corrida, precisamos treinar também o lado psicológico, para que ele não se canse antes das pernas, pulmão e coração.

Para manter o foco durante a corrida, evite pensar no calor, na exaustão física ou nas bolhas nos pés. Aproveite o tempo para lembrar-se dos desafios superados durante os treinos, do seu objetivo pessoal e concentre-se em você – na respiração, nas passadas e na sua postura. Outra forma é quebrar a prova ou treinos em partes. Por exemplo: uma corrida de 10km mentalmente ser pensada em 3 + 3 + 4km.

Pode soar estranho, mas sua mente se sentirá muito mais leve ao imagina que falta 1km para aquele bloco ao invés de pensar que ainda tem 7km pela frente.

4. Siga uma planilha de treinos

No início da prática esportiva, a corrida pode – e deve – ser mais livre. Afinal, qualquer quilômetro a mais já é motivo de grande orgulho para quem está iniciando. Porém, é preciso uma rotina de treinos para que seus treinos possam ser controlados e ajustados de forma individualizada. Por isso, as planilhas de treinos são essenciais para quem deseja melhorar a performance na corrida.

A planilha deve ser feita de acordo com a rotina de cada um, horários, estrutura corporal e objetivos. Dessa forma, vale a pena buscar orientação especializada com uma equipe que acompanhe todo o seu desenvolvimento durante o treinamento de corrida.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, não deixe de conferir essas e outras matérias em nosso blog, e siga na busca de um treino de corrida ideal para você!

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