Veja quais aplicativos para corrida podem ajudar seus treinos

5 minutos para ler

Hoje em dia, a chance de conhecer uma pessoa que não usa celular e, automaticamente, aplicativos para diversas funções, é quase zero. E os aplicativos de corrida tem ganhado cada vez mais espaço, inclusive com corredores mais experientes. Mas como podemos trazê-lo para nossa rotina de treino e extrair o máximo de suas funções? E quais os mais utilizados? É o que você vai saber agora  mesmo!

Independente se você é adepto ou não, a tecnologia está em todo lugar: quando usamos o Whatsapp para falar com os amigos, as novas formas de pedir um táxi ou comida, ver onde está seu ônibus, videoconferência no trabalho e na atividade física, é claro. E esse uso, frenético em muitos casos, está diretamente ligado ao mundos dos aplicativos. Atualmente existe aplicativo para quase tudo, sendo os atividade física um dos destaques, inclusive com centenas de opções voltadas exclusivamente para a corrida.

É quase unanimidade que, entre aplicativos que promovem saúde e atividade física, os de maior alcance são para quem corre, ou está começando a correr. Estamos falando de milhões de pessoas, que têm nesses aplicativos seus principais parceiros de corrida. Além do uso para acompanhar velocidade, ritmo médio (Pace), altimetria, percurso realizado, eles também são ferramentas fantásticas de interação.

Funções como ranking e compartilhamento em redes sociais criam uma motivação ainda maior para realizar seu treinamento de corrida. Mas como estamos falando de inúmeras opções, resolvemos trazer para você os principais aplicativos para corrida, assim como prós e contras de cada um. Lembrando que esses aplicativos têm versões pagas ou gratuitas. Confira!! 

Aplicativos para corrida – Nike Run Club

Um dos mais utilizados no mundo. Tem layout moderno, limpo e é bonito e prático para uso. Ele sinaliza recordes atuais, desafios disponíveis, e um resumo sobre sua quilometragem desde que começou a usar o aplicativo. Você também consegue consultar dados recentes, como últimas corridas, média no mês, tudo de forma simples e intuitiva.

Também houve uma grande preocupação com a interatividade. Você pode compartilhar seus treinos através das redes sociais como facebook, Instagram ou Twitter. Além disso, ele muda de cor a cada nível de quilometragem alcançado e têm dicas super atuais para seus treinos de corrida.

Outro ponto muito positivo desse aplicativo é a chance de criar um grupo específico para um desafio. Isso instiga a competição e acompanhamento que cada um faz de seu concorrente. O Nike Run Club também disponibiliza planos de treinos padrão para distâncias como 5 km, 10 km e meia maratona.

Strava

Muito utilizado por corredores e ciclistas. Uma das maiores diversões do aplicativo é que você pode ter seguidores que “curtem” e veem todo seu treinamento. Isso gera maior engajamento, assim como mais compromisso entre os grupos.

Além disso, o aplicativo também sincroniza com um dos relógios de corrida mais utilizados no mundo: Garmin. Dessa forma, você não perde nenhuma informação, seja treinando com o aplicativo, ou com o relógio.

Um dos pontos que deixam a desejar é o fato de não acompanhar seu ritmo (pace) em tempo real, mostrando apenas o ritmo médio do treino. Recentemente o Strava passou por uma atualização, tirando algumas opções do modelo free. Ainda assim, é uma das melhores opções em aplicativos de corrida.

RunKeeper

É um dos aplicativos mais usados no Brasil, o Runkepper foi recentemente comprado pela Asics, o que ajudará muito no desenvolvimento cada vez mais específico do aplicativo. Ele também têm algumas funções diferenciadas, como medir quantos quilômetros foram feitos com cada tênis e alguns desafios bem simples de compartilhar com sua comunidade na corrida. Além disso, você também consegue configurar sua playlist para tocar nos momentos do treino onde se precisa de mais estímulo.

Usuários que assinam a versão paga também tem a disposição funções especiais, como planos de treinos para cada distância, de 5km até a Maratona.

Endomondo

Outro aplicativo recentemente adquirido por uma das gigantes do mercado esportivo: a Under Armour. O endomondo tem um formato super bonito, além de algumas funções e gráficos detalhados mesmo no modelo free. A forma como sua performance é armazenada e apresentada também estimula a quebras constantes de recordes pessoais.

Assim como outros concorrentes, seus melhores treinos geram conquistas, que podem ser compartilhadas com os usuários. Ele também mostra toda sua evolução no pace, mostrando distância, calorias queimadas, cadência, pico  de velocidade, dentre outras funções.

Runtastic

Adquirido recentemente pela gigante Adidas, é um aplicativo bem diversificado em termos de opções e funcionalidade. Seus maiores destaques estão nos feedbacks com aúdio do treinador virtual, assim como definição de uma meta anual de corrida, com acompanhamento de um gráfico que motiva você a chegar na meta.

Ele também sincroniza com o Apple watch, além de criar peças para redes sociais com artes de corrida baseadas em suas fotos.

Porém, o maior destaque entre todos é o fato de também disponibilizar a versão chamada “training”, que fornece programas de treinamento de força para corredores. Um opção super completa em termos de aplicativo

E você, tem o hábito de utilizar essas ferramentas para treinar? Qual desses aplicativos para corrida você mais gosta? Compartilhe com a gente seus gostos e confira essas e outras em nosso blog 

Você também pode gostar

Deixe um comentário