10 alimentos para corredores que fazem diferença

alimentos para corredores
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Qualquer evolução consistente de um treinamento passa também por escolher os melhores alimentos para corredores. E nessas decisões de cardápio, é muito importante avaliar como ajustar sua rotina para extrair os melhores resultados. Carboidratos? Proteínas? Gorduras saturadas e insaturadas? Quando, como e porque usar?

Treinamento não é matemática. E como tal, não tem uma ciência exata. Para que possa explorar ao máximo seu rendimento, não basta apenas fazer bons treinos. Descansar adequadamente, e ter uma alimentação voltada à necessidade de um corredor fará grande diferença, e pode ser um divisor de águas, principalmente entre corredores mais experientes.

Muitos corredores relatam falta de energia para correr. Alguns acreditam ser falta de fortalecimento. Outros, que o treino foi forte, ou mesmo uma noite mal dormida. É claro que todos esses fatores impactam, mas nessa busca por criar um ambiente perfeito para sua rotina de treinos, muitos corredores esquecem o quanto a parte alimentar é fundamental.

E para ajudar nessa busca pelo melhor alimento para cada etapa, separamos 10 alimentos para corredores que farão diferença.

Alimentos para corredores: Qual recupera o organismo?

Essa lista é para aqueles corredores que tem uma rotina muito agitada após o treino, e precisam criar um ambiente ideal de recuperação. Nesse momento, estar atento à alimentação pós-treino fará toda diferença. Principalmente para a sessão seguinte, pois é nessa hora que o corpo estará mais receptivo para aproveitar todos os nutrientes consumidos.

Beterraba – Usada também como pré-treino, é rico em nitrato, que ajuda no rendimento e otimiza o uso do oxigênio.  Essa função ajuda tanto durante quanto pós-treino, pois promove mais nutrientes para os músculos. Tem uma ação vasodilatadora, ajudando no transporte eficiente e melhor recuperação muscular;

Água de Coco – Já é bem popular entre corredores mais experientes. Rica em potássio, cloreto e outras vitaminas,  contem diversas substâncias antioxidantes, o que faz toda diferença na recuperação do organismo;

Salmão – Pensando numa refeição macro pós-treino, ele possui ômega 3 e vitaminas D e K, que possuem ação anti- inflamatória, muito importante após treinos extenuantes. Contem também excelentes gorduras insaturadas;

Imunidade e maior saúde do corpo dos corredores

É muito comum ver pessoas que se exercitam estarem sempre gripadas.  Mas não deveria ser assim. A queda do sistema imunológico é decorrente de uma recuperação inadequada, ou acúmulo de fadiga.  Separamos 3 alimentos para corredores que ajudarão o corpo a ficar mais resistente.

Abacate – Poucas pessoas sabem dos benefícios do abacate para corredores. Ele é um poderoso antioxidante e rico em gordura monoinsaturada, que ajuda a prevenir doenças cardiovasculares e fortalece o sistema imunológico;

Gengibre – O gengibre é muito conhecido por ter ação termogênica, mas ele também auxilia de forma significativa no reforço do sistema imunológico e ação anti-inflamatória;

Aveia – Rica em fibras, é forte fonte de potássio e ômega 3, que ajudam no colesterol e redução de problemas cardiovasculares;

Energia e força para o corpo no treino de corrida

Você pode ter o melhor carro, mas sem gasolina ele não anda, correto? Ter energia para treinar com mais eficiência é um dos pontos mais importantes de sua rotina. Vamos conferir?

Banana – Um dos alimentos preferidos entre corredores, tem alta concentração de carboidratos de rápida absorção, e substâncias que diminuem a inflamação do corpo, decorrente do treino;

Quinua – Um dos alimentos que mais tem ganhado adeptos. A quinua contem flavonoides, que ajudam no combate aos radicais livres e degradação celular;

Chia – É uma das maiores fontes de ácidos graxos, que ajudam a manter o nível de cortisol, assim como impacta numa dificuldade de recuperação e aumento de stress;

Batata- Doce – Tem como principal vantagem carboidratos de baixo índice glicêmico, o que é muito interessante para corridas de longa duração. Além disso, é rica em radicais livres;

Viu como existem diversos alimentos para corredores que impactam na performance? Você costuma consumir algum deles? Conta pra gente! Bora falar de corrida e conheça mais da Runplace!

 

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