Quais os maiores maratonistas da história?

5 minutos para ler

Quando você começa a praticar um esporte, é natural não apenas querer evoluir, mas buscar entender tudo que envolve a modalidade. O envolvimento passa também por conhecer um pouco mais sobre a história. Quem são os ídolos? E os maiores recordes? Quais são os momentos mais marcantes da modalidade? Que tal conhecer os maiores maratonistas da história? É isso que nós vamos fazer a partir de agora.

Cada pessoa tem uma jornada quando começa a treinar corrida. Alguns chegarão até os 5 ou 10km. Já outros irão buscar desafios maiores, como a Maratona. E a história por trás dessa distância pode inspirar qualquer corredor. E quando falamos dos temíveis 42,195 metros, é onde se concentram os momentos mais marcantes do esporte.

Por isso, resolvemos falar um pouquinho mais dos ídolos desse esporte. Quer conhecer quem são os cinco maiores maratonistas da história? Conheça a partir de agora.

Eliud Kipchoge

Considerado o melhor maratonista da história. E não é à toa. Apenas até 2021, ano em que ele conquistou o Bi Olímpico, esse queniano conquistou nada menos do que 15 das 16 maratonas que ele competiu. Impressionante, não é mesmo?

Mas não para por aí. Ele detém o recorde oficial da distância, com 02:01:39, alcançado em 2018, na Maratona de Berlim. O momento mais marcante dessa trajetória, e que estará em qualquer livro de história nas próximas décadas, foi alcançar algo que muitos consideravam impossível: correr uma maratona abaixo de 2 horas. Ele alcançou o feito em 2020. Toda essa história está no documentário lançado em 2021, chamado “The Last Milestone”.

Pode surgir no futuro outros maratonistas que consigam alcançar e superar esses feitos, mas Eliud Kipchoge hoje é uma unanimidade como o maior de todos os tempos.

Maiores Maratonistas da história – Dennis Kimetto

Nascido no Quênia, ele quebrou o recorde mundial de 25km em 2012 e então estabeleceu como objetivo quebrar o recorde mundial da maratona.

O atleta, que nunca tinha corrido uma maratona até então, começou a treinar e cumpriu sua palavra: fez o seu melhor tempo também em Berlim, no ano de 2014, realizando-a em 02:02:57 e quebrando o recorde mundial que existia até aquele ano. É um atleta que, mesmo não estando mais no auge, é visto até hoje como um dos maiores maratonistas da história.

Patrick Makau

Mais um queniano para a lista, mostrando o quanto eles dominam os segredos da maratona. No ano de 2011, foi Patrick quem quebrou o então recorde mundial na Maratona de Berlim, realizando a prova em 02:03:38.

Sua conquista foi emocionante uma vez que ele correu ao lado do até então recordista mundial, Haile Gebrselassie, e se tornou líder com uma explosão incrível durante a milha 15.

Um dos maiores maratonistas da história: Haile Gerbrselassie

Tirando um pouco do domínio queniano da lista, o atleta tem origem na Etiópia e, apesar de não ter mais o recorde mundial, ainda é considerado um dos melhores corredores de maratonas de todos os tempos. Muitos o colocam ao lado de Kipchoge, até pelos feitos em outras distâncias.

Ele foi o primeiro corredor a conseguir realizar a prova em menos de duas horas e quatro minutos – feito alcançado na Maratona de Berlim em 2008 -, e ainda bateu o recorde mundial em todas as outras distâncias menores que correu.

Até chegar na Maratona, Haile antes deixou seu nome em todas as outras provas e se tornou um dos grandes nomes do atletismo mundial.

Paula Radcliff

O que dizer dessa inglesa que venceu o domínio africano, foi durante muito anos a referência feminina nessa distância.

Com um talento nato para a corrida, ela se destacou logo cedo em provas menores e de Cross Country. Em 2003, na Maratona de Londres, ela quebrou o recorde da prova, cravando 2:15:25, marca que perdurou durante 17 anos.

Além disso, ela também marcou história na Maratona de NY e Chicago. Uma coisa que chamava a atenção era a t´écnica de corrida diferente, com a cabeça levemente inclinada para o lado. Paula também costumava puxar muito o ritmo logo no começo da prova, tirando a confiança das concorrentes.

Paul Tergat

Encerrando a lista dos maiores maratonistas da história, temos mais um queniano. Na Maratona de Berlim em 2003, Paul foi o primeiro a completar a prova em menos de duas horas e cinco minutos, vencendo por um segundo o também queniano, Sammy Korir.

Paul Tergat também é muito conhecido do público brasileiro. Afinal, ele dominou durante muitos anos a nossa tradicional Corrida de São Silvestre. Um corredor muito versátil, com resultados em provas curtas, longas e de pista.

Maiores maratonistas da história – Menções honrosas

Apesar de não terem tantas conquistas quantos os nomes citados anteriormente, esses maratonistas também fizeram história e valem uma menção:

Abebe Bikila

Emil Zatop´ék

Steve Prefontaine

Acha que faltou algum nome entre os maiores maratonistas da história? Comente aqui e não deixe de acompanhar nossas dicas sobre a distância em nosso blog.

Você também pode gostar

Deixe um comentário