6 Livros sobre corrida que você precisa conhecer

Conheça os principais livros sobre corrida
5 minutos para ler

Nunca as pessoas que se interessam sobre corrida tiveram tanta informação disponível como agora. Revistas eletrônicas, blogs, redes sociais estão entre as opções mais escolhidas. Porém, não podemos deixar de lado os livros sobre corrida. Separamos alguns títulos imperdíveis, que todo corredor deveria ler.

A leitura é um hábito que não é tão praticada no Brasil quanto poderia. Nossa média de livros lidos fica por volta de 3 no ano. Infelizmente, uma das menores dentre os países mais desenvolvidos no mundo.

Isso quer dizer que as pessoas se informam ou se aprofundam pouco sobre certos temas? Não necessariamente. Inicialmente, os livros eram a fonte primária de toda informação. Mas, ao longo do tempo e com o avanço da tecnologia, o consumo de blogs, vídeos no YouTube e o audiobooks aumentou de forma expressiva.  

Porém, não são poucos aqueles que não abrem mão de um bom e velho livro. O aprofundamento e riqueza das informações seguem como os principais diferenciais. E o que não falta para um corredor são livros sobre corrida super interessantes, que abordam o tema sob várias perspectivas.

E para ajudar nessa escolha, separamos 10 sugestões que todo aspirante a corrida ou corredor mais experiente deveria conhecer. Confira!!

1. Nascido para Correr

Lançado em 2009 e escrito por Christopher McDougall, é considerado um dos livros mais conhecidos e importantes entre corredores. 

Ele fala sobre a história do próprio jornalista, um apaixonado corredor, numa jornada para conhecer a tribo dos índios Tarahumara, que habitam a fronteira mexicana dos Estados Unidos e são exímios corredores.

Escrito de forma direta e conectada com os corredores, ele narra os segredos da tribo onde a maior parte de seus integrantes correm com sandálias ou  descalços, com alto volume de quilometragem e quase nenhuma lesão

Qual o segredo? Será que o nosso corpo deve ignorar as ferramentas tecnológicas e se fortalecer de forma independente? O que é natural e o que é imposto pelo próprio mercado? Essas e outras reflexões super interessantes são abordadas.

2. Livros sobre corrida: Correr

Escrito pelo conhecido médico – e maratonista – Drauzio Varella, o livro trata um pouco mais sobre o papel da corrida para o “cidadão comum”. 

Conciliar uma rotina atribulada de trabalho, bem como a vida social e familiar com a prática de exercício físico exige disciplina e propósito. Foi assim que ele se converteu de um médico sedentário e fumante para um corredor de longa distância. 

O médico, além de relatar os desafios de mais de 20 anos como correr, também destaca algumas estratégias  interessantes (e curiosas) para evitar faltar em treinos e se transformar, de fato, num corredor de rua. 

Portanto, se você busca um livro sobre corrida que é uma celebração da modalidade, e mostra o quanto correr é muito mais do que um hobby ou uma “simples” atividade física, essa é uma escolha certeira.

3. O Ultramaratonista

Com feitos como correr 50 maratonas em 50 dias, dificilmente você conhecerá um maratonista ou ultramaratonista que não conheça Dean Karnazes. Ele é um dos atletas da modalidade mais conhecidos do mundo, e ajudou a popularizar as longas distâncias entre corredores amadores. 

Através de uma experiência inusitada dos seus primeiros passos na corrida, o livro motiva e inspira a busca por uma vida equilibrada entre família, trabalho e corrida. 

4. Do que eu falo quando eu falo de corrida

Um livro sobre corrida que se popularizou muito no meio nos últimos anos. Ele conta a história de Haruki Murakami, que decidiu vender seu bar para se dedicar à vida de escritor. Ao mesmo tempo, a corrida começou a fazer parte de sua vida. 

Ao longo do livro, você passa a conhecer sua fantástica trajetória na modalidade, os grandes desafios (como percorrer o trajeto que originou a Maratona), assim como de sua experiência como triatleta. 

Com uma pegada filosófica e inspiradora, irá agradar muito aquele corredor que sonha com grandes provas e feitos. 

5. Livros sobre corrida: O treinador Clandestino

Se você busca conceitos técnicos, físicos e fisiológicos diferentes da visão conservadora sobre corrida, sem dúvida esse é o livro.

Escrito pelo Preparador Físico Danilo Balu, ele questiona uma série de dogmas sobre o treinamento de corrida, como volume de treino, calçado esportivo e a eficiência dos Educativos de Corrida

Porém, é importante reforçar que mesmo os conceitos que fogem à corrente comum se apoiam em embasamento científico, e não só a pura e simples prática. Em outras palavras: vale muito a pena ler, e ter a cabeça aberta para ver outros conceitos sobre treinamento desportivo.

6. 100 coisas que todo corredor deveria saber 

Muito famoso entre corredores por conta de seu canal no YouTube, o Corrida no Ar, o jornalista Sérgio Rocha reuniu sua experiência de mais de 20 anos corredor, e transformou em um livro sensacional. 

Divididos em 6 capítulos, ele aborda conceitos gerais e básicos da corrida, bem como dialeto da modalidade, treinamento, nutrição… e muito mais!! Afinal, estamos falando de 100 coisas que todo corredor deve saber.

Além disso, o livro é super recente (2019) e conta com a participação da conhecida fisioterapeuta Raquel Castanharo, que trabalha com foco em corredores, principalmente em ajustes no padrão da corrida.

Gostou da seleção de livros sobre corrida? Já teve a chance de ler algum deles? Comente aqui quais foram suas impressões e também traga novas sugestões 

Você também pode gostar

Deixe um comentário