7 hábitos de corredor para melhorar sua corrida

desenvolver hábitos de corredor é dfundamental. Veja como desenvolver
5 minutos para ler

Corrida é muito mais que apenas botar o tênis e correr. Criar hábitos de corredor pode ser a parte fundamental não apenas na construção de uma mentalidade focada, mas também ajudar a manter longe as lesões e promover evolução constante.

Disciplina. Para quem busca o sucesso, seja no esporte ou em qualquer área da vida, essa palavra estará presente. Porém, apesar da importância, é uma das coisas mais difíceis de alcançar no treinamento de corrida, ou em qualquer outra atividade física.

E quando se chega ao nível onde a disciplina já é parte automática de suas ações? Nesse momento foi construído o hábito. E não há nada melhor para quem busca melhorar seus treinos.

Mas quais são os principais hábitos de corredor que você não pode deixar de ter? Separamos 7 que devem constar em qualquer lista. Confira!!

1. Pesquisar sobre a corrida 

Sabemos o quanto o treinamento de corrida tem métodos, abordagem e estratégias diferentes de treinador para treinador.

Por isso, pesquisar sobre o tema em blogs especializados, revistas do segmento e canais no YouTube é muito importante. Dessa forma, você fica não apenas informado sobre as novidades, assim como entenderá melhor as estratégias nas suas planilhas de treino, adotadas pelo seu treinador.

2.Ter uma meta: Um dos principais hábitos de corredor 

Uma passagem da fábula Alice no País das Maravilhas retrata muito bem a importância de traçar um caminho, um objetivo. Quando o gato diz a Alice “Para quem não sabe para onde ir, qualquer caminho faz.”, mostra como uma motivação específica ajuda na manutenção do objetivo e na confiança para saber o que quer.

hábitos de corredor

Estabelecer metas de curto prazo (completar uma prova de 5km no seu melhor tempo, por exemplo) e grandes desafios de longo prazo (correr uma maratona pela primeira vez) trará um propósito para cada treino.

3.Siga seu plano de treino 

Essa orientação é principalmente para corredores que gostam de treinar em grupo. É muito comum, até como forma de motivação para treinar, que se treine em equipe. Os motivos podem variar, e vão desde preguiça para correr sozinho até se desafiar correndo com alguém mais rápido que você.

Realizar treinos de corrida, acompanhando a mesma distância e intensidade de um grupo, é sugerido e saudável em alguns casos. Afinal, um dos principais benefícios da corrida é conhecer pessoas e fazer novas amizades.

Mas o excesso desses treinos poderá levar a lesões ou falta de evolução em sua corrida, já que um planejamento específico dá lugar a treinos genéricos.

Portanto, não deixe de priorizar sua planilha de corrida, e aproveite para correr em grupo em treinos definidos pelo seu treinador.

4.Faça fortalecimento muscular 

Um dos hábitos de corredor mais importantes de ser incorporado. Realizar um programa específico de fortalecimento trará grandes benefícios a sua corrida.

Músculos fortes e resistentes irão proporcionar a você:

  • Maior velocidade;
  • Retardar a fadiga;
  • Melhor postura ao correr;
  • Prevenir as lesões;
  • Acelerar a recuperação;

Viu porque você deve começar hoje mesmo o seu?

5.Não negligenciar a alimentação na corrida

Pensar no melhor tipo de treino, número de vezes na semana, quilometragem percorrida… são todos pontos bem importantes. Mas pensar em se alimentar de forma adequada é um dos hábitos de corredor mais negligenciados.

Consumir alimentos que garantem uma melhor recuperação e rendimento no treino pode ser o principal ponto a ser melhorado. Ter uma queda de performance por conta de falta de energia e recuperação incompleta do corpo é mais comum do que se imagina.

Por isso, incorpore um planejamento alimentar em seu pré e pós- treino, e durante sua corrida (suplementação). Assim, você garante o ambiente perfeito para continuar melhorando como corredor.

6.Respeitar a dor: um hábito de corredor essencial 

Esqueça essa história de “no pain, no gain”. É importante distinguir os momentos de esforço e superação daqueles onde a dor é constante e sinaliza um problema. Esse é um dos hábitos de corredor mais importantes de ser incorporado.

Portanto, caso esteja convivendo com dores constantes, principalmente nos mesmos locais, reduza os treinos. Caso não melhore, ou a dor retorne assim que aumentar novamente os volumes, procure um ortopedista.

7.Entender as oscilações de desempenho

Você pode ter a melhor alimentação, dar importância ao descanso, estar confiante e treinando bem. Em algum momento, mesmo nesse cenário, alguns treinos não irão encaixar.

Se isso acontecer, nada de desespero! Isso não quer dizer que você está perdendo performance, a não ser que se torne uma constante. Sua capacidade como corredor está muito mais ligada aos melhores treinos do que aos piores.

Em resumo: se naquele dia ou semana as coisas não encaixaram, respire fundo e vá para a próxima.

E você? Tem preenchido os 7 hábitos de corredor? Tem algum outro que considera essencial? Compartilhe com a gente!

Você também pode gostar

Deixe um comentário