Corridas de rua em 2021 que todo corredor deveria participar

Corridas de rua em 2021 são silvestre
4 minutos para ler

Em 2020, infelizmente o cancelamento das corridas de rua já é uma realidade. Mas que tal usar esse tempo para pensar em quais provas não podem faltar assim que os eventos retornarem? Para ajudar nessa missão, separamos as principais opções para os corredores já começarem o planejamento 2021.

A retirada do kit, os preparativos do dia que antecede a corrida, aquela sensação indescritível de passar pelo pórtico de chegada… infelizmente terão que esperar até 2021. Com a chegada da pandemia, todos os eventos públicos tiveram que ser cancelados, bem como o sonho de muitos corredores. 

Além da enorme frustração, isso acabou mexendo não apenas com o aspecto emocional de todos, bem como na queda de condicionamento físico de muitas pessoas.

Mas com o retorno gradual dos corredores às ruas, mesmo correndo de forma individual e tomando os devidos cuidados, é natural que haja novamente o despertar e sentimento de se planejar para uma prova.

E como pensar no futuro motiva o presente, separamos para vocês as principais corridas de rua no Brasil. São opções que todo corredor, seja iniciante ou mais experiente, deveria participar nesse retorno. 

Importante: essa lista considera apenas um cenário de retorno onde todo corredor tenha segurança para participar desse ou qualquer tipo de evento de rua.

Siga agora a lista e comece a planejar seu 2021. 

Circuito das Estações 

Conhecido como um dos mais tradicionais nas corridas de rua e com provas em diversos estados, o Circuito das Estações será uma ótima opção para dar esses primeiros passos da retomada . 

Ela tem como distâncias principais os 5 e 10km. Isso ajudará o corredor de rua a retomar as provas de forma gradual, com menor desgaste em distâncias maiores. 

Além disso, é um evento de menor porte se comparado a grandes corridas no Brasil. Isso ajudará muito a dar segurança aqueles que, mesmo com as condições da pandemia já resolvidas (como a vacina ou um remédio), ainda terão receio de participar de grandes eventos. 

Circuito Athenas

Outra prova super tradicional do circuito de ruas do Brasil. Com características semelhantes à Corrida das Estações, suas distâncias também são progressivas ao longo do ano. Isso dará um norte de desenvolvimento interessante para o corredor. 

Outro ponto interessante da prova é o fato dela trabalhar originalmente num formato menor, com no máximo 5 mil corredores. Esse tipo de evento possivelmente serão os mais procurados assim que as corridas de rua retomarem. 

Maratona do Rio 

Considerada por muitos a Maratona mais bonita do Brasil, já alcançou o status da que concentra com maior número de maratonistas. 

Um dos motivos para a escolha, além das questões óbvias como o visual que só o Rio de Janeiro tem, são as diversas opções de distância dentro da prova. Além dos 42km, a Maratona do Rio também tem os 5km e a Meia Maratona.

Sem dúvida, uma prova que lavará a alma após tanto tempo recluso em função da quarentena.

Volta da Pampulha 

Prova muito tradicional do calendário de corridas de rua no Brasil. Imagine a chance de correr 18km por uma das regiões mais bonitas de Belo Horizonte. Também será uma oportunidade de testar seu pace no momento, pois se trata de uma prova predominantemente plana.

Outro motivo que a transforma numa excelente opção é o fato de ser em dezembro, período no qual é possível que os problemas decorrentes da COVID já tenham ficado para trás. 

São Silvestre

E para fechar essa lista, nada mais justo que a prova mais conhecida do Brasil, e que habita o imaginário mesmo de quem não costuma correr. 

Fechar o ano de 2021 correndo a São Silvestre, além de “exorcizar” os fantasmas de todos os problemas de 2020, será uma forma de homenagear às corridas de rua, agradecendo o fechamento de um ano de retorno das provas. 

Para quem é iniciante, o começo desse planejamento pode ser agora, com muita calma e procurando orientação especializada.  

Esperamos que essas opções de corridas de rua possam fazer parte do seu calendário de provas 2021, e que todos os corredores possam retornar aos eventos de corrida em segurança.

Você também pode gostar

Deixe um comentário