Correr em jejum: o que você precisa saber?

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Buscar novas técnicas e estratégias para uma evolução mais rápida é algo que a maior parte das pessoas faz quando começa a treinar. Porém, muitas opções são radicais e podem prejudicar a longo prazo. Será que correr em jejum está entre elas? É o que vamos desvendar nessa matéria.

Falar sobre atividade física sem se alimentar no pré-treino não é algo tão novo. Inicialmente ela começou quase por instinto, supondo a lógica que, sem comer antes de um treino, o corpo terá que tirar energia da gordura para se exercitar.

Com o tempo, a prática foi se popularizando em dietas e estratégia para o treino aeróbico. Esse crescimento aconteceu principalmente para quem busca a perda de gordura localizada, e não necessariamente a evolução como corredor.

Mas será que correr em jejum funciona? E o mais importante: essa prática não faz mal à saúde?

Imagine você acordar, colocar seu tênis, beber um copo de água e sair para correr. Mesmo após uma noite de sono, e principalmente para quem está habituado a se alimentar com grande variedade pela manhã, isso pode ser um tremendo desafio.

Por isso, é essencial saber se o sacrifício, de fato, promove essa perda de gordura corporal.

Correr em jejum acelera a redução de gordura? 

Sim! Essa prática mobiliza mais gordura como fonte de energia.

Porém, a resposta não é tão simples…

Como é explicado anteriormente, a teoria defende que, ao não se alimentar, o corpo terá que mobilizar a gordura para a realização do exercício.

Porém, isso se dá de forma proporcionalmente, e não absoluta. Explicando melhor: ao mesmo tempo em que a gordura será mais utilizada, já que o corpo tem escassez de outras formas de energia, isso tende a reduzir a capacidade do corredor de treinar por mais tempo e com mais intensidade.

Que tipo de treinamento físico em jejum é mais indicado?

Atividades aeróbicas como corrida, ciclismo, caminhada e natação são as mais indicadas, uma vez que elas já utilizam prioritariamente a gordura como fonte de energia.

correr em jejum como fazer

Porém, atividades em intensidades altas não são sugeridas, já que o “combustível” principal nesse caso não é a gordura, e sim o carboidrato. Com o tempo, é possível que a intensidade seja aumentada, desde que o praticante já esteja adaptado a treinar ou correr em jejum. Para quem busca perder peso e tiver facilidade em se adaptar, pode ser usada como uma boa estratégia.

Correr em jejum faz mal para à saúde?

Depende. Corredores que fazem treinos curtos, de até 60 minuto, e com intensidade controlada, não terão grandes problemas. Acima desse tempo, porém, a condição já não é mais segura, uma vez que o corpo necessita de níveis adequados de glicose para manter a atividade, o que não dá pra buscar na gordura.

Não é incomum corredores em jejum sentirem mal estar após treinos intervalados, por exemplo. Outro caso são em dias muito quentes, onde essa condição também se agrava, já que, com a perda de certos sais minerais, apenas beber água não é suficiente.

Portanto, o ideal para correr em jejum são treinos em intensidade leve a moderada, de até 60 minutos, de preferência em ambiente controlado (como uma esteira, por exemplo).

Quais os benefícios dos treinos em jejum?

Sabemos o quanto as restrições e alertas citados nessa matéria podem desmotivar à prática. Mas correr em jejum também tem seus benefícios. Separamos os 3 principais:

1. Essa prática pode treinar o organismo a ser mais eficiente em mobilizar gordura também em treinos mais extensos, melhorando o desempenho a longo prazo e em distâncias mais extensas;

2. Durante a corrida, nosso corpo produz dopamina, um hormônio responsável por aumentar o bem-estar e também… reduzir a fome! Assim, você diminui o apetite e evita aquele ataque à mesa do café da manhã logo depois de voltar do treino;

3. A corrida em jejum naturalmente é uma condição de dificuldade. Isso ajuda o corredor no desenvolvimento de maior força mental, permitindo que ele consiga superar com mais facilidade imprevistos ou grandes desafios que ocorrerem em treinos e principalmente em provas de rua.

E agora, pretende continuar, começar ou parar de correr em jejum? Tem cuidado de sua alimentação? Conhece alguma pessoa que gosta da prática? Compartilhe com a gente e confira outras matérias em nosso blog.

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