10km: Por que é a distância “perfeita” para os corredores?

aprendendo a correr
5 minutos para ler

Porta de entrada para muitos corredores, a distância de 10km caiu no gosto da população, no Brasil e no mundo. Mas porque será que ela é tão procurada, e concentra a maior fatia de participantes? É o que você vai descobrir agora.

Inicialmente, a decisão de começar a correr é como aprender qualquer outro esporte: você chega devagar, sem entender ainda o que é ideal. “Qual tênis devo comprar? Devo correr mais leve ou mais forte? Alterno caminhada com corrida, ou faço até aguentar?”. Essas são apenas algumas de muitas perguntas nesse início de jornada.

E uma das experiências mais esperadas por um corredor iniciante é participar de uma corrida de rua. Em geral, essa jornada começa pelos 5km. Porém, depois de um curto espaço de tempo, é natural projetar como objetivo a conhecida distância dos 10km.

Mas por que ela concentra a maior quantidade de eventos e, consequentemente, corredores de rua?

10km é um grande desafio para a maioria da população

É sabido o quanto o mundo sofre com o aumento do sedentarismo. Apesar do grande crescimento no número de academias e a preocupação com a alimentação saudável, os índices de obesidade e inatividade física continuam crescendo. Nesse cenário, desafios como uma maratona, por exemplo, estão ainda muito distantes da maioria da população, assim como a disciplina e experiência necessária para essa distância.

Portanto, os 10km acabam se destacando por ser uma distância mais “alcançável”, e já num curto espaço de tempo. Isso vale inclusive para aquela pessoa que deseja iniciar nessa atividade, assim como corredores iniciantes de 5km que querem evoluir um pouco mais em termos de distância.

Em outras palavras, quando projetamos algo muito à frente, a motivação pode ficar comprometida.

5km é uma distância muito curta

Os 5km é a distância que divide com os 10km a maior quantidade de corridas de rua espalhadas pelo Brasil e pelo mundo. Porém, ela acaba concentrando menos pessoas. O motivo: por ser mais curta, é um desafio alcançado rapidamente, e até com certa facilidade.

Se você treina com um grupo de corrida ou Assessoria Esportiva, verá que, mesmo entre iniciantes, dificilmente não se chega aos 5km durante um treino entre 30 minutos e 1 hora. Além disso, alcançar e permanecer nessa distância pode acabar tirando aquela motivação extra, bem como o desejo de se desafiar em mais uma etapa de sua “formação” como corredor de rua.

comecar a correr os 10km

Porém, é sempre importante ressaltar que, mesmo sendo mais curta, correr 5km também pode reservar grandes metas. Pode ser correndo em subida, no seu ritmo mais rápido, tentando quebrar seu recorde pessoal, em provas de revezamento, dentre outros. Tenha sempre em mente que correr mais tempo nem sempre é o único desafio.

A corrida não necessariamente é um esporte onde o corredor deverá progredir até a maratona. Por isso os 10km é tão popular, pois une um tempo importante de prática, que promove resultados na saúde e estética, com uma distância que dificilmente uma pessoa destreinada conseguirá cumprir.

Os 10km promove diversas opções de prova

Atualmente, a corrida de rua não é apenas um grupo de pessoas que se reúne para correr uma determinada distância. Estamos falando de um evento, e também de uma comunidade. Nos últimos anos, diversas provas temáticas tem se popularizado. Elas vão desde provas femininas até corridas noturnas, finalizadas com shows, inclusive. E ocorrem durante o ano todo.

E adivinha qual a distância com mais opções? Ela mesmo. Os 10km! Isso acaba ajudando o corredor a se motivar o ano todo. Além disso, fica muito mais fácil chamar amigos ou sua parceira ( o ) para participar. Afinal, não se trata apenas de corrida. Não é raro pessoas que participam de provas como essa apenas pelo kit. Isso pode não ser o propósito essencial da corrida, mas ajuda a difundir a modalidade e criar novos praticantes.

Você consegue completar caminhando e correndo

A corrida é feita de fases. Na primeira, o foco geralmente é conseguir correr, nem que seja 10 minutos apenas. Depois, o foco é terminar um treino correndo o tempo todo. E por fim, encarar uma prova. No geral, de 10km.

Mas, na maior parte das vezes, essa jornada dificilmente não terá obstáculos pelo caminho. Falta de preparo, alguma dor durante o treino, queda de motivação, ou mesmo insegurança estão entre os principais problemas.

Em distâncias maiores, isso pode ser inclusive causa de abandono, pois muitos kms ainda estão por vir. Já nos 10km, a chance de estar próximo de concluir a prova quando isso ocorre, é bem maior, pois estamos falando de um tempo de conclusão que fica em média entre 60 a 80 minutos. Isso dá a esperança de “chegar lá”, mesmo para pessoa que hoje não corre absolutamente nada.

Viu como os 10km pode ser a entrada que procura no universo da corrida? Já se inscreveu em alguma prova na distância e vai começar a treinar pra valer? Compartilhe com a gente!!

Você também pode gostar

Deixe um comentário